Hoje, dia 11 de janeiro, é marcado por ser o dia de combate da poluição por agrotóxicos. Esse dia é importante para conscientizar a população pelo risco desenfreado de substâncias químicas na agricultura, prática que causa inúmeros danos ambientais e prejuízos à saúde, além de ter aumentando mais de 400% nos últimos 40 anos. Mas, você realmente sabe o que são agrotóxicos e quais são os seus efeitos no meio ambiente?
De acordo com a lei Nº 7.802, de 11 de Julho de 1989, agrotóxicos são:
a) os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos;
b) substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.
O Brasil é um dos primeiros colocados no ranking mundial do consumo de agrotóxicos. Esse fator combinado com a falta de gerenciamento e controle do consumo por parte dos órgãos ambientais resultará um cenário nacional muito preocupante em relação ao meio ambiente e a saúde pública.
Quando pensamos em poluição por agrotóxicos, não podemos nos limitar pensando somente na imagem de aviões fazendo o derrame nas lavouras, nós precisamos pensar nas embalagens dos agrotóxicos. Além das embalagens em si, os restos de agrotóxicos que venham a ficar nelas e o descarte incorreto podem causar um grande impacto negativo na natureza, como por exemplo, a redução da biodiversidade, a morte de insetos polinizadores (abelha e outros) e de inimigos naturais das pragas, o surgimento de novas pragas e a resistência dos insetos.
Agora você pode estar se perguntando: “O que foi feito para diminuir essa poluição por agrotóxicos?”, então, além do controle das embalagens vazias de agrotóxicos, feito pela Cetesb, por meio do licenciamento de estabelecimentos destinados ao recebimento das embalagens vazias do produto, componentes ou afins, bem como produtos em desuso ou impróprios para utilização, a lei citada acima também estabelece o sistema de logística reversa para as embalagens de agrotóxicos, ou seja, as empresas produtoras e comercializadoras de agrotóxicos, são responsáveis pela destinação das embalagens vazias dos produtos, fortalecendo ainda mais esse controle.
Entretanto, a maioria dos produtores não leva em consideração esses danos que o uso em excesso e de forma incorreta dos agrotóxicos podem causar ao meio ambiente e a si mesmos. Além disso, o afrouxamento das leis que os regulam também contribui para o uso excessivo de agrotóxicos. Portanto, é super importante que haja o desenvolvimento de programas de educação ambiental com agricultores, alertando para todos os perigos que podem trazer e de alternativas mais sustentáveis para a produção e que você também fique atento, tome cuidado com o que você põe no seu prato, lute por uma alimentação saudável sem o uso de agrotóxicos e lute pelos ecossistemas!
Telefone:
(22) 99825-5265
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010