09

BLOG

O Uso da Hidroponia

Pessoa segurando muda de planta com fundo da plantação de hidroponia

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta. Na hidroponia, as raízes podem estar suspensas em meio líquido ou apoiadas por substrato inerente. Sendo utilizado pela primeira vez em 1935. Esta técnica é um dos tipos de cultivo protegido que oferecem vantagens ao agricultor devido ao controle das condições de temperatura, umidade, luminosidade e aeração do interior da estufa agrícola. Além disso, as plantas são constantemente modificadas e recebem de modo intermitente nutrientes balanceados.

Mudas cultivadas fora do solo

Quais são as vantagens?

 

  • Crescimento mais rápido;
  • Maior profundidade;
  • Aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; 
  • Economia de água de 70% em comparação à agricultura tradicional; 
  • Possibilidade de plantio fora de época e rápido retorno econômico, assim como menores riscos perante as adversidades climáticas. 

O maior atrativo do sistema hidropônico é a isenção de resíduos agrotóxicos. Ao utilizar a hidroponia, o agricultor também evita a degradação dos solos e a agressão ao ambiente, além de economizar, pois reduz o uso de produtos químicos e a preocupação com a desinfestação de áreas para plantio.

mudas cultivadas fora do solo, em tubos.

Descarte e reutilização dos nutrientes Hidropônicos

 

 A melhor maneira de descartar os nutrientes hidropônicos é filtrar os minerais por meio de um processo de purificação e, em seguida, descartar a água residual restante da maneira que achar melhor. Porém, este processo necessita de equipamentos específicos, possuindo um custo elevado o que impossibilita os produtores de o utilizarem . A maneira mais fácil de descartar sua solução nutritiva é reutilizado em outra cultura que necessita dos nutrientes ou depois de filtrar e fazer uma assepsia, a solução pode retornar para o sistema depois de mesclar e corrigir o pH e EC.

 Como a Lignum pode te ajudar?

 Caso a atividade seja exercida por meio de uma Sociedade Empresaria Rural, é necessário contratar um contador profissional para legalizar o empreendimento nos seguintes órgãos: Secretaria da Receita Federal (CNPJ), Secretaria Estadual de Fazenda, prefeitura do município para obter o alvará de funcionamento, Registro no Ministério da Saúde (se houver a produção de alimentos), Conselho Regional de Química, Enquadramento na Entidade Sindical Patronale, Inscrição como produtor rural na unidade fazendária, Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”, dentre outros. A Lignum, Consultoria Ambiental Jr. Fornece esse tipo de serviço. Além de auxiliar no descarte do resíduo líquido. 

Por Adrieny da Costa Santos.

Telefone:

(22) 99825-5265

E-mail:
comercial@lignumambientaljr.com

Av. Souza Mota, 350

Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010

Copyright © 2020 Lignum Ambiental Jr

Desenvolvido por Hidros Consultoria