Barragens são estruturas utilizadas como reservatório para contenção e acumulação de substâncias líquidas ou de mistura de líquidos e sólidos. São estruturas complexas, de risco e potencial elevado que, em caso de incidentes ou acidentes, resultam em consequências custosas com danos significativos.
Fatores relacionados ao rompimento
Podemos associar dois principais fatores que podem ser apontados como causa primária desse evento, os quais são:
Segundo os especialistas, os acidentes podem ser evitados, com fiscalizações recorrentes, realização de laudos de estabilidade de talude e vistorias mais precisas. Pois os problemas de barragem, como as trincas ou o acúmulo de lama no maciço, não ocorrem de uma hora para outra, ou seja, são eventos e situações que foram ocorrendo ao longo dos anos.
Consequências
O principal problema resultante do rejeito de minério é a contaminação da água e do solo. Diferente dos alagamentos, após a secagem dos líquidos o ambiente não volta ao normal. A presença de minerais como o ferro e chumbo diminui a qualidade da água dos rios e contamina também os peixes, seguindo na cadeia alimentar chegando até aos seres humanos, resultando no comprometimento de toda a biodiversidade local. A secagem dos minérios cria uma espécie de crosta sob o solo, podendo tirar completamente a fertilidade da área atingida.
Os efeitos imediatos e agudos da contaminação humana podem envolver a presença de sintomas como mal-estar, vômito e diarréia, sendo causas mais frequentes de internações em regiões mais afetadas.
Estratégias para prevenir
As barragens de rejeito de minério em geral são pertencentes a grandes empresas mineradoras. É um mercado grande principalmente na região de Minas Gerais, onde também vem ocorrendo grandes tragédias.
Para conseguir a liberação dos órgãos responsáveis, a empresa precisa enviar o projeto, conseguir o licenciamento ambiental e construir na área. Porém, segundo os especialistas, os principais motivos dos rompimentos encontram-se na falta de fiscalização das secretarias responsáveis após a construção dessas estruturas, o que contribui decisivamente para a desatualização das estruturas e o consequente rompimento. As empresas devem estar cientes das necessidades de estarem enquadradas na legislação, e o governo deve fazer o seu papel de fiscalizar constantemente para evitar que grandes desastres aconteçam.
Como a Lignum Ambiental Jr. pode te ajudar?
A Lignum Consultoria Ambiental Jr. oferece o serviço de Licenciamento Ambiental, já auxiliou diversos empreendimentos da cidade e região a se adequarem à legislação, e pode ajudar no enquadramento da legislação no seu empreendimento.
Estar em dia com a legislação, nesses casos, não implica somente em evitar a aplicação de multas ou punições pelos responsáveis, mas também na preservação da vida humana e do meio ambiente como um todo! Por isso, é tão importante investir na adequação de práticas mais sustentáveis para a utilização do meio ambiente.
Ficou interessado? Clique no botão abaixo e entre em contato conosco.
Por Bianca Asseff
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010