O plano de gerenciamento de resíduos sólidos não é novidade nesse blog, já abordamos sobre o PGRS e também sobre o PGRSS em estúdio de tatuagem. Neste artigo iremos explicar um pouco sobre um outro estabelecimento que tem como obrigatoriedade ter um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, a lavanderia. Assim mostrando o porquê de estar em dia com seu documento evitando multas, reduzindo danos ambientais e mantendo a imagem e compromisso das lavanderias com os seus clientes.
Lavanderias nesse cenário
As lavanderias são bastantes comuns em todo brasil, segundo o site do SINDILAV estima-se mais de 8.000 delas por todo nosso país. São bem comuns em cidades com complexos de apartamento onde o espaço para área de serviço é menor ou inexistente, fazendo assim grande parte dos moradores optar por terceirizar a lavagem das suas roupas, além deste motivo, a lavanderia é alvo das indústrias e estabelecimentos, assim como lavagem de itens que exijam um procedimento de lavagem especial e com mais cuidados.
Ficou claro o impacto da lavanderia no dia-a-dia de muitos brasileiros, porém você sabe o impacto da lavanderia no meio ambiente e por sua vez o impacto direto em nossas vidas? As lavanderias utilizam muitos produtos químicos em seus serviços, por possuírem as lavagem especiais como a lavagem à seco que utilizam grande quantidade de produtos químicos como hidrocarbonetos, colágenos entre outros, e a lavagem úmida que é a mais convencional. Dessa forma, acaba por gerar uma quantidade diversa de resíduos provenientes de sua operação.
Como minimizar os impactos?
Sendo assim, fica indispensável um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Resíduos Sólidos da Saúde (quando a lavanderia trabalha com lavagem de empresas do Serviço de Saúde). Assim o PGRS e o PGRSS visam monitorar e minimizar a geração dos resíduos, atender as normatizações ambientais referentes ao gerenciamento de resíduos sólidos, aumentando a credibilidade do estabelecimento, reduzindo seus impactos e mostrando o verdadeiro compromisso com o cliente.
Como a Lignum Ambiental Jr. pode te ajudar?
A Lignum Ambiental Jr. tem em sua carta de serviços o PGRS e o PGRSS e, a partir deles, já auxiliou diversos empreendimentos, como oficinas, frigoríficos, gráficas e clínicas a estarem longe de multas. Além disso, confirmam seu compromisso com o cliente e aumentam o seu marketing verde que, consequentemente, traz uma maior abrangência de público preocupado com as questões ambientais.
Ficou interessado? Clique no botão abaixo e peça seu projeto.
Por Raphael China
Av. Souza Mota, 350
Parque Fundão, Campos dos Goytacazes – RJ, 28060-010